Conselhos importantes para donos de animais de estimação

Sê Responsável – Os animais de estimação são especiais por nos darem amor incondicional. Além disso, proporcionam benefícios mentais, emocionais e físicos, como alívio do stress, entretenimento, companhia e conforto. Eles ajudam a aliviar a depressão, a ansiedade e até mesmo a dor física. Dado que eles cumprem a sua parte, é importante que nós, enquanto donos, sejamos igualmente responsáveis.

Durante a organização do Circ’Bô, inspirámo-nos noutros festivais com raízes semelhantes, mas reconhecemos que cada evento tem a sua própria identidade.

Na aldeia de Vilares da Vilariça, onde o evento acontece, tal como em muitas outras aldeias, as pessoas tem os seus cães livres, sendo normal encontrar estes companheiros pelas ruas da aldeia. Estes animais estão habituados a viver livremente no espaço que bem conhecem e a conviver entre si.

Em iniciativas passadas, ainda que mais pequenas, vimos participantes acompanhados pelos seus animais de estimação. No entanto, o aumento de estímulos e quantidade de pessoas, vai alterar a dinâmica normal destes animais e não sabemos como poderão reagir, sobretudo quando confrontados com outros animais.

Nesta primeira edição, vamos permitir que os participantes tragam os seus cães, como uma forma de testar esta possibilidade. Contudo, a responsabilidade será inteiramente dos donos.

Aqui ficam algumas recomendações para que possas tomar a melhor decisão:

 

– Clima: Nesta altura do ano, o clima em Vilares da Vilariça é seco, podendo atingir os 40 graus Celsius. Considera se o teu animal está preparado para estas condições.

 

Comportamento: Se o teu cão for agressivo com outros animais ou pessoas, desaconselhamos que o tragas. Como mencionado, há cães da aldeia que andam soltos, o que pode causar problemas.

 

– Sensibilidade ao som: Cães têm uma audição muito mais sensível que a nossa, conseguindo ouvir sons numa faixa de frequência entre 67-45.000 Hz (os humanos ouvem entre 64-23.000 Hz). Portanto, música alta pode ser muito desconfortável para eles.

 

– Alojamento: Se optaste por ficar na opção Bed & Breakfast, verifica com o proprietário se ele está disposto a receber animais de estimação. Nem todas as pessoas estão preparadas para isso.

 

Se amas o teu animal e achas que estas questões podem trazer-te mais stress, menor leveza e conforto, é melhor não o trazer para o Circ’Bô.

Queremos ser parte da solução, não de um problema. Se não conseguires encontrar alguém que cuide do teu animal, considera hospedá-lo num dos seguintes hotéis para cães (sujeito a disponibilidade):

Tua Pata – 937 154 873 – https://www.tuapata.pt/

Dr. 4 Patas – 938 966 650 – https://www.dr4patas.pt/